Arte dinâmica em toda a cidade

Se você tem uma queda por arte de rua, Londres é definitivamente um lugar para se estar – ou, pelo menos, para conferir quando estiver por perto.

Mas a arte de rua é viva, dinâmica, e pode desaparecer mais rápido do que você tenha tempo para saber que ela apareceu pela primeira vez. Assim, rastrear informação na internet pode ser uma excelente forma de apoiar e visitar o melhor da arte na cidade.

O Hookedblog é uma importante fonte de informações atualizadas sobre o assunto: quais artistas passaram pela cidade, que contribuições fizeram para a cena de arte de Londres, e o site explora detalhes sobre estilos dos artistas, cores e efeitos.

Artista: SHOK-1 Foto: Mark Rigney Publicado no Hookedblog.co.uk

Artista: SHOK-1
Foto: Mark Rigney
Publicado no Hookedblog.co.uk

É tudo sobre a arte de rua do Reino Unido, ou, nas próprias palavras deles: “arte efêmera, grafite, estêncil, zines, etiquetas, serigrafia, ilustração e tudo e qualquer coisa entre isso!”. Eles estão online desde 2005 e são uma excelente fonte para aqueles que querem apreciar a arte de rua e também aprender mais sobre o assunto.

No Instagram, tenho acompanhado o @londongraffiti. Eles publicam imagens de arte recentes na cidade, identificando quem é o artista – muitos não vivem em Londres – e explicando traços e características encontradas nos desenhos. Mais uma vez, há muito a ser aprendido com eles.

 

O artista é Gomez, da Itália, segundo o @londongraffiti no Instagram, de onde a foto foi retirada

O artista é Gomez, da Itália, segundo o @londongraffiti no Instagram, de onde a foto foi retirada

Já que é tudo sobre imagens, também no Instagram eu gostei do @artpiedotcodotuk, sobre arte moderna e de rua em Londres e ao redor. Ao pesquisar para escrever este post, descobri o incrível site deles. Eles escrevem críticas sobre mostras de arte e atualizam um blog muito intenso. Particularmente, adoro o post Banksys Now Wears Shoes.

Imagem publicada no site http://www.artpie.co.uk/, sem referência ao autor da arte

Imagem publicada no site http://www.artpie.co.uk/, feita por DM Toyz

O Walls Project é um esforço da Global Street Art para pintar o mundo, começando por Londres. Eles arrumam novos muros para a arte de rua e divulgam a notícia (e fotos!) sobre isso. Em março, estavam se aproximando de seu 500º mural de arte de rua. Outro grande grupo para seguir a fim de obter informações atualizadas.

Artista: Amara Publicado no site http://www.globalstreetart.com/

Artista: Amara
Publicado no site http://www.globalstreetart.com/

Isso está longe de ser tudo sobre a arte de rua em Londres, é claro, mas estas são as minhas principais referências no momento. Fico de olho nesses links para saber o que está acontecendo na arte de rua em Londres. Você tem algum artista ou sites para recomendar? Tem visto algo novo por aí?

Advertisements

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s