Dia D para Lojas de Discos de Londres

E o dia é 25 de novembro, a próxima segunda-feira.

O que acontece? A Rough Trade, “a icônica loja de música de Londres que deu origem à [gravadora] Rough Trade Records e serviu de berço para a música pós-punk no final de 1970” (segundo a Billboard), está abrindo uma loja enorme, com 1.393 m2 em Nova York. Sim, mais de 1 mil m2! É assombroso, três vezes maior do que a maior loja deles em Londres.

RTW_SHOP

Fachada da Rough Trade West / Imagem capturada do site da Rough Trade

Por outro lado, esse é o último dia para fazer uma oferta para a compra da loja On The Beat Records no eBay. Tim Derbyshire abriu suas portas em 1979 na região central da cidade, em uma travessa da Oxford Street, e agora colocou todo o negócio à venda, inclusive os vinis. O preço é 300 mil libras, caso você esteja interessado e tenha um trocado no bolso. Ela recebeu 46 ofertas enquanto escrevo estas linhas.

Então, o que é que há com os donos de lojas de discos? Por que estão seguindo caminhos tão opostos?

A Rough Trade diz que, entre 2007 e 2012, as vendas de discos aumentaram 88% na Grã-Bretanha e que o vinil é mais popular na América também, com as vendas indo de US$ 23 milhões para US$ 163 milhões no mesmo período. Eles estão extremamente entusiasmados em levar sua marca para o exterior.

Derbyshire diz que sua loja, um lugar onde você encontra da psicodelia dos anos 60 ao grunge dos 90, precisa de sangue novo, alguém mais jovem para levá-la, e não particularmente preocupado com lucro. Sua descrição no eBay deixa explícito: “Se você está na fase da vida em que não precisa se preocupar em ganhar dinheiro, mas pode viver a vida boêmia, conhecer pessoas interessantes todos os dias e ocasionalmente uma estrela do pop ou rock, aqui está a seu chance de assumir a loja mais antiga de discos no centro da Swinging London”.

$T2eC16JHJF0FFZ317BzNBSb!YlNFNQ~~60_12

Fachada da On The Beat Records / Imagem capturada da página no eBay

Trata-se de estratégia de marketing? Administração? Ser ativo na internet? Será que Derbyshire é low profile demais? Ou a Rough Trade é muito confiante?

Vamos ver o que virá a seguir… Enquanto isso, se você é fã de discos como eu, não perca o próximo RECORD STORE DAY! É na sexta que vem! Compre uma agulha nova para sua vitrola e coloque o disco pra tocar!

(Caso interesse, a versão do texto em inglês traz links para outras músicas.)

Advertisements

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s