A “Ponte Jardim”

Pôster oficial convida os londrinos a opinar sobre o projeto / Crédito: tfl.gov.uk

O governo local está convocando a população de Londres para opinar sobre um projeto arrojado: eles querem construir (mais) uma ponte sobre o Tâmisa, ou melhor, uma passarela em meio a um jardim.

O projeto se chama “Garden Bridge”, ou “Ponte Jardim”, e é liderado pela The Garden Bridge Trust, instituição de caridade criada apenas para promovê-lo e angariar fundos para sua construção.

A origem do dinheiro foi o primeiro questionamento da população. Fica difícil investir em algo supérfluo quando há problemas na saúde e na educação, entre outros. Porém, o governo garante que os 60 milhões de libras necessários virão de investidores privados – ou não haverá Garden Bridge.

Perspectiva da ponte / Crédito: http://www.heatherwick.com

Sem dúvida, trata-se de uma construção para deixar a paisagem ainda mais bonita, um novo marco da cidade procurado e repleto de turistas. Os desenhos do projeto não deixam dúvidas.

Mas necessidade de fato, talvez não exista. A conhecidíssima Tower Bridge foi construída no fim do século XIX porque a coitada da London Bridge já não dava mais conta do trânsito de charretes e pessoas na região central. Congestionamentos eram constantes. A Rainha Vitória abriu uma competição para escolher o melhor design e em oito anos ela estava pronta.

Hoje, é possível cruzar o Tâmisa na Grande Londres em 34 pontes. Os londrinos têm até 20 de dezembro para dar sua opinião sobre a implantação dessa que seria a 35ª e ficaria entre as de Waterloo e Blackfriars.

O projeto foi desenvolvido pelas agências Heatherwick Studio, Dan Pearson Studio e Arup, que venceram em junho uma concorrência feita pelo Transport for London (TfL). A Heatherwick também foi a vencedora de uma competição da prefeitura para selecionar um novo design para os ônibus da cidade, em 2010. O “ônibus do Boris”, como é chamado – uma referência ao prefeito Boris Johnson – pode hoje ser usado em quatro rotas, já que a substituição é gradativa.

A última ponte inaugurada em Londres foi a Millennium Bridge em 2000, também para pedestres. Ela foi fechada em seguida por questões de segurança e aberta novamente em 2002.

dezeen_Thomas-Heatherwick-reveals-garden-bridge-across-the-Thames_ss3

Vista ao entardecer / Crédito: http://www.heatherwick.com

Acesso à ponte a partir da Arundel Street / Crédito: http://www.heatherwick.com

Advertisements

One thought on “A “Ponte Jardim”

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s